O incrível Parque Vigeland é o maior parque do mundo construído por um único artista e é uma das atrações mais famosas da Noruega. Este parque de esculturas singular foi a grande obra de Gustav Vigeland, que ficou encarregado do design e do layout do parque que abriga mais de 200 esculturas em bronze, granito e ferro, sendo que é possível ver os modelos originais de algumas das esculturas no Museu Vigeland.
As estátuas contam a história do ciclo da vida e mostram emoções humanas. Elas não são nomeadas, para que cada pessoa as enxerguem de uma maneira diferente, de acordo com suas próprias experiências, e não possuem roupas, para que não fiquem marcadas por uma época. Algumas das obras mais importantes são: o belíssimo e decorado portão principal, a ponte, a fonte, o imponente monólito e a roda da vida.
A construção do parque durou muitos anos. Em 1927, já possuía o apoio e aprovação para a construção do magnífico portão, que foi patrocinado pelo Oslo Sparebank. Só em 1931 é que a cidade de Oslo concedeu permissão para que o audacioso projeto de Vigeland tomasse forma e saísse do papel.
O parque estava quase pronto em 1949, tendo a cidade de Oslo como principal contribuinte para que a obra fosse concluída, mas muitas empresas privadas e pessoas também contribuíram para a construção do que viria a ser um dos cartões postais da cidade.
Informações:
Entrada: Gratuita. Aberto 24 horas
Localização: Majorstua / Frogner, Oslo west. Entrada principal: Kirkeveien
Como chegar: ônibus 20 ou tram 12 em direção ao Vigeland Park. De carro, siga pelo Ring 2 para Majorstuen, Kirkeveien