O arquipélago de Seychelles foi habitado por muitos povos desde seu descobrimento por Vasco da Gama, em 1502. A colonização francesa ocorreu apenas em 1770 e trouxe consigo um pequeno grupo de europeus, indianos e africanos. Em 1814, chegou a vez dos britânicos governarem o país, até sua independência em 1976. Tudo isso mostra a diversidade de culturas que viveram ali e é possível imaginar o resultado de tantas influências. A mistura é perceptível desde a arquitetura seychellois, línguas oficias, população até sua gastronomia.
A cozinha creole tem um sabor único, apresentando as sutilezas da culinária francesa, o exotismo dos pratos indianos e os sabores picantes do Oriente. Ao longo do tempo, as especiarias foram se combinando e misturando, até criar um sabor distinto, doce, picante, e temperado. Entre os pratos favoritos do país estão os peixes grelhados ou polvos regados a um molho de pimentões, gengibre, e alho. Falando de molhos, inclusive, há uma variedade deliciosa preparados com leite de coco, que deixa qualquer prato apetitoso aos olhos e paladar.
Por ser um arquipélago, os pratos mais populares de sua cozinha são à base de peixe e frutos do mar, além dos pimentões. O pouco transporte necessário faz com que os alimentos sejam sempre frescos, sendo que muitas vezes são encontrados diretamente em uma horta ou um barco de pesca. A variedade de preparos e ingredientes é vasta. Só de pimentões há dez tipos diferentes, cada um indicado para um tipo de prato. Em relação aos peixes, alguns exemplos são o red snapper, conhecido como bourzwa, que possui uma coloração avermelhada; o job-zob, de carne branca; o atum, muito diferente do que conhecemos no Brasil; as cavalas reais, denominadas kingfishou wahoo; e o karang. Eles podem ser servidos fritos, assados, grelhados, ao curry ou crus, com legumes cozidos ou chutneys de abóbora, manga verde ou beringela
Um prato bem típico da cozinha creole é um puchero com salsa de chile. Mesmo que você seja acostumado ao sabor picante, tenha cuidado com este prato, pois a pimenta destas ilhas recebe o apelido de “fogo infernal” e é bem forte. Também são servidos pratos de carne e aves aromatizados com especiarias do país.
Seychelles também tem sua parcela de comidas exóticas. Se você já viajou até o outro lado do mundo esta é sua chance de experimentar. Se você ler a palavra Rousettes em algum cardápio, saiba que isso significa morcegos frugívoros. Os animais são servidos em vários restaurantes, em diferentes técnicas de preparo. Pronto para o desafio? Além disso, chutney de tubarão também faz parte da cozinha local, feito com a carne do animal, pepino, limão, açafrão e outros temperos. Normalmente é servido com lentilhas e mamão verde com arroz. Ah, e não esqueça da salada de polvo fresco com cebolas, tomates e suco de limão, servida logo antes do prato principal.
Venha para Seychelles conhecer essa gastronomia exótica e cheia de influências!
Para mais informações sobre o destino, acesse o site.