O novo Guia Michelin de países nórdicos acaba de anunciar sua seleção anual dos melhores restaurantes da região. Foram destacados oito restaurantes noruegueses, dois a mais do que na edição do mesmo guia no ano passado. A cidade de Trondheim, localizada na região central da Noruega, entrou para o mapa de destinos gastronômicos reconhecidos pelo guia com os restaurantes Credo e Fagn.
A chef Heidi Bjerkan, do restaurante Credo, foi a primeira mulher norueguesa a receber uma estrela Michelin em seu restaurante, além de também ter sido a primeira a receber o prêmio de sustentabilidade do guia. Ela foi reconheicda por ser engajada na conscientização sobre os sistemas alimentares, trabalhando pela evolução das práticas de uso da terra e preservando a cultura gastronômica tradicional da sua região.
A chef Heidi Bjerkan do Credo e o chef Jonas Nåvik, do restaurante Fagn, são grandes embaixadores da cultura gastronômica da região de Trøndelag (nome dado a região central da Noruega). Neste vídeo é possível ver os dois chefs falando um pouco mais sobre o seu trabalho.
No topo da lista de restautantes noruegueses, o Guia Michelin apontou mais uma vez o reconhecido restaurante Maaemo, de Oslo. Confira aqui a lista completa de restaurantes norueguses estrelados pelo Guia Michelin de países nórdicos de 2019.