A lenda do tesouro perdido no Arizona

Existem incontáveis lendas sobre tesouros perdidos em todo o mundo e pessoas que dedicaram as vidas em sua procura. Talvez a mais famosa dos Estados Unidos seja a história de Lost Dutchman’s Gold Mine, ou a Mina De Ouro Perdida do Alemão. Reza a lenda que existe uma mina repleta de ouro no sudoeste americano, que muitos acreditam que seja nas montanhas Superstition, próximas à capital do Arizona, Phoenix. Há dezenas de versões diferentes sobre a mina e muitas tentativas de encontrá-la ao longo da história, o que resultou em desaparecimentos misteriosos e até fatalidades.

O nome se deve a um imigrante alemão nos Estados Unidos chamado Jacob Waltz, que supostamente a descobriu no século XIX e não revelou sua locação. Pessoas vem procurando o exato local desde, pelo menos, 1892, e há uma estimativa de que aproximadamente oito mil pessoas anualmente fazem algum esforço ou busca para achá-la.

Há muitos que dizem que a história não tem base nenhuma para ser considerada real. Outros dizem que ela existe e é ou amaldiçoada ou protegida por guardiões místicos. E mesmo com muitas diferenças entre uma lenda e outra, é possível identificar versões semelhantes, cujos principais elementos são baseados em fatos que realmente aconteceram.

Em uma das variantes da história, índios Apache diziam ter uma mina de ouro abastada nas Superstition Mountains. A família de um homem chamado Miguel Peralta descobriu o local e começou a extrair o ouro até serem atacados pelos indígenas em 1850. Anos depois, um médico, Dr. Thorne cuidou de um Apache ferido e foi recompensado com uma viagem até a mina, vendado e levado em um circuito sinuoso. Ali ele pôde pegar quanto ouro pudesse carregar, antes de ser levado de volta. Ele não conseguiu achar novamente o caminho do local depois disso.

Em outra versão, dois alemães, Jacob Waltz e Jacob Weiser (violentos ou pacíficos, dependendo de quem conta), localizaram a valiosa mina, depois de terem ajudado um membro da família Peralta e serem recompensados com o caminho até lá. Weiser é atacado e ferido (por Apaches ou pelo próprio amigo), mas sobrevive o suficiente para contar ao médico Dr. Walker sobre a mina.

São muitas variáveis em cada história, como acontece a toda lenda contada desde séculos passados, como um telefone sem fio. E que tal você mesmo vir para o Arizona em busca desse gigantesco tesouro? Não perca tempo e venha descobrir esse e outros pequenos segredos desse lugar encantador e misterioso.

 

Para mais informações sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês