Os trolls marcam uma presença importante no folclore norueguês. Por causa de sua aparência assustadora, gerações e gerações de crianças norueguesas cresceram temendo essas estranhas criaturas. Mas não quer dizer que todos eles sejam maldosos, apesar de raramente serem descritos como amigáveis ou que ajudam as pessoas. Os trolls são seres sobrenaturais, não cristãos, que vivem em locais isolados, longe de habitações humanas, sejam rochas, montanhas e cavernas, e em pequenas comunidades familiares. Eles têm uma boa habilidade para construir instrumentos de pedra e metal.
As lendas em relação a esses seres foram se desenvolvendo e, dependendo da região, a aparência dos trolls era percebida de uma maneira distinta. Por exemplo, seres feios de raciocínio lento ou muito parecidos com seres humanos, sem nenhuma característica marcante que os diferenciem de nós. Muitas histórias foram sendo criadas em torno dessa mitologia escandinava. Elas contam sobre seres muito antigos e fortes, ao mesmo tempo que são lentos e não muito inteligentes.
Há lendas também em que eles se transformam em rochas ao menor contato com a luz solar. Por isso, muitos locais e pontos turísticos noruegueses são associados aos trolls, como se as estranhas formações rochosas fossem, na verdade, trolls que foram expostos ao sol.
Um desses locais, nomeados a partir dessas criaturas, é o Trolltunga, que significa Rocha da Língua do Troll, o que já dá uma ideia de seu formato. Uma das falésias mais impressionantes da Noruega, em Hardanger, a rocha suspensa está situada a 1100 metros acima do nível do mar, sobre um abismo enorme. A vista ali de cima é deslumbrante e para chegar ao local há uma trilha de oito a dez horas (ida e volta) que vale mais do que a pena para quem está disposto a percorrê-la. A caminhada é normalmente possível a partir do mês de junho até setembro, tudo depende de quando a neve derrete nas montanhas.
Venha para a Noruega conferir esses e outros locais inspirados nos famosos trolls!
Para saber mais sobre o destino, acesse o site.