Barbados e o sabor do Caribe

_MG_9657

Alguns tours e atrações ajudam os visitantes a conhecer melhor a parte cultural do país. Um deles, é o Lickrish Food Tours, um passeio focado em história e gastronomia barbadiana. O grupo é guiado pelas ruas de Bridgetown, capital da ilha e Patrimônio Mundial da UNESCO, e experimenta diversas iguarias bajans, em restaurantes pouco conhecidos pelos turistas, enquanto o guia vai contando diversas curiosidades e fatos da história do país.

Então, listamos um Top 5 sabores da ilha caribenha de Barbados:

Peixe Voador – O carro-chefe da culinária local é o peixe-voador (flying fish), também considerado o símbolo da ilha. Diferentemente do nome, o peixe não voa, mas suas nadadeiras peitorais ajudam a dar pequenos rasantes fora da superfície em alta velocidade, parecendo que está voando. O povo barbadiano tem inúmeras receitas com o peixe, servido cozido, frito, assado, ou até mesmo em conserva, com algumas especiarias da ilha. Um dos acompanhamentos mais tradicionais na cultura bajan, o peixe voador é servido com Coucou, sendo chamado de o prato nacional de Barbados.

CouCou – Feito à base de farinha de milho, lembrando aos brasileiros uma polenta, a receita barbadiana ganha um diferencial com pequenas fatias de quiabo na preparação, adicionando um gosto peculiar para o povo bajan. É servido como acompanhamento para diversos pratos, em sua maioria com carnes, frango e outros peixes, mas o mais famoso é com o peixe voador, considerado pelo National Geographic entre os Top 10 pratos nacionais no mundo.

Torta de Macarrão – Outro sabor da ilha de Barbados bastante popular, o macaroni pie, ou torta de macarrão, leva em sua receita: ovo, manteiga, cebola, pimenta e muito queijo. Gratinada com quejo cheddar após 30 minutos no forno, é servida como se fosse um pedaço de torta. mas é uma torta de macarrão bem cremosa. É encontrado em diversos locais e faz a festa de crianças e adultos e claro, visitantes.

FishCake – Muito consumidos em diversos encontros entre amigos e familiares, como por exemplo, todas as sextas-feiras na agitada Oistins. O bolinho de peixe é uma receita muito fácil e rápida de se fazer, com bacalhau e peixe branco, agradando todos que provam. É muito comum ser servido com o molho Marie Rose, feito à bade de maionese.

Rum Punch – Quem já viajou a Barbados, com certeza, experimentou o Rum Punch, uma das bebidas mais tradicionais da ilha caribenha. A mistura de sucos de laranja e abacaxi, rum escuro e claro, sumo de lima e groselha dão ao drinque a cor e o gosto caribenho.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês