Cidades-fantasma: conheça a parte mal-assombrada do Arizona

O Arizona é conhecido por muitas razões. Não apenas pelo Grand Canyon e outros gigantescos monumentos naturais, mas também  por um outro motivo mais sombrio e misterioso: o estado é a casa da maior cidade fantasma dos Estados Unidos.

Jerome era a quarta maior cidade do Arizona, cuja economia girava em torno da mineração do cobre. Sua época de ouro, no início da década de 20 quando a enorme produção da mina atraía pessoas do mundo todo que procuravam trabalho e uma melhor qualidade de vida, foi decaindo com a depressão americana da década seguinte e com o final da Segunda Guerra Mundial, quando a demanda por cobre diminuiu. A mina da cidade foi fechada em 1953 e, com as poucas dezenas de pessoas que permaneceram ali, o local recebeu o título de cidade-fantasma. Nos anos 60, um grupo de artistas locais reinventou a cidade, que acabou se tornando um pólo artístico. A cidade tem hoje uma população de aproximadamente 450 pessoas, que inclui a comunidade de músicos, escritores, artesãos e proprietários de imóveis antigos, e recebe muitos turistas, curiosos pelos roteiros que passam por locais mal-assombrados e pela produção artística.

A visita vale muito a pena e deve ser incluída em seu itinerário. A cidade é encantadora e um prato cheio para os fotógrafos. As aparências externas das construções não se modificaram muito nos últimos cem anos e diversos prédios remanescentes até hoje foram construídos no final do século XIX.

Por sua localização, Jerome é um ótimo local de estadia  e ponto de partida para desbravar a região norte do Arizona. Algumas cidades próximas são Cottonwood, Clarkdale, Sedona, Prescott e Flagstaff. Você também pode visitar o Grand Canyon e voltar para relaxar nessa pacífica cidade, jantar em um delicioso restaurante ou ouvir uma boa música nos saloons.

Além de Jerome, há cidades como Bisbee, localizada na região sul, que também vivia da mineração. Faça um pequeno passeio dentro das montanhas Mule para descobrir como era a vida dos mineiros dos séculos XVIII e XIX. Seus guias serão nada menos do que mineiros aposentados. Passeios que passam por locais mal-assombrados nas noites de finais de semana também fazem sucesso.

Para quem quer conhecer mais das cidades-fantasma do Arizona, pode visitar a exposição Arizona Ghost Towns, do fotógrafo Kurt Wenner. São mais de 40 fotos tiradas entre 1996 e 2006. Alguns locais e estruturas não existem mais e só podem ser conhecidas pelas fotografias. A mostra vai acontecer em setembro de 2014, no museu Pueblo Grande, na capital Phoenix.

 

Para mais informações, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês