A Jordânia é um país com uma vasta biodiversidade. É uma terra que engloba desde montanhas cobertas de pinheiros, vales verdejantes e oásis, até as impressionantes paisagens desérticas de Wadi Rum e o mundo subaquático do Mar Vermelho.
O povo da Jordânia orgulha-se de sua rica herança natural e se esforça para protegê-la. Por essa razão, várias reservas naturais foram criadas a fim de minimizar os impactos negativos sobre os habitats naturais e as espécies raras da flora e fauna jordaniana.
No dia 22 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade, então conheça agora quatro reservas singulares na Jordânia, onde a natureza é a protagonista:
Reserva da Biosfera de Dana
Dana abrange 308 Km² e é um refúgio de paz e um mundo de tesouros naturais. Identificada pela Birdlife International como uma importante área de aves, tem em suas paisagens planaltos arborizados, encostas rochosas, dunas de areia e desertos pedregosos. Além de visitar o local e apreciar a vista, é possível conhecer os povos nativos de Dana, a gentil e hospitaleira tribo Ata’ta, com tradições de mais de seis mil anos.
Reserva Natural de Mujib
Tanto a aventura quanto a tranquilidade podem ser encontradas nesta reserva. Localizada no profundo desfiladeiro Wadi Mujib, que entra no Mar Morto a 410m abaixo do nível do mar, é a reserva natural com a altitude mais baixa do mundo. É possível explorar o território a pé, por meio de trilhas. Ao lado da ponte Mujib há um centro de visitantes, local que fornece informações sobre a reserva, banheiros e uma pequena loja de artesanato local.
Reserva Shawmari Wildlife
Um santuário de 22 Km² para espécies localmente extintas ou ameaçadas de extinção, criado em 1975 como um centro de reprodução. O local tornou-se lar de algumas das mais raras espécies de animais do Oriente Médio. Os órix e os onagros (burros selvagens asiáticos) vivem livremente em grandes recintos de pastagem no deserto e avestruzes e gazelas podem ser observados em suas áreas cercadas. Estes animais estão agora protegidos da destruição de seu habitat e da caça.
Reserva Florestal de Ajlun
Criada em 1988 sob a supervisão da Sociedade Real para a Conservação da Natureza (RSCN), a Reserva Florestal de Ajlun está situada no norte da Jordânia, muito perto da aldeia Ajlun de Umm Al-Yanabee. É uma área de morros cobertos por florestas densas de carvalho verde intercalado com pistache, alfarroba e morango.
As florestas de Ajlun são típicas da floresta original da Jordânia. Durante séculos elas foram importantes para a população local por sua madeira, beleza cênica e por remédios e alimentos. A floresta ainda abriga muitos animais, incluindo rebanhos de javalis, raposas e, ocasionalmente, lobos e hienas. Aves também são numerosas, especialmente as estridentes e coloridas gralhas.
Para saber mais sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com.