A gastronomia dinamarquesa vem sendo cada vez mais reconhecida como uma verdadeira obra de arte, e não poderia ser diferente. Em um país onde o design e a estética são elementos tão importantes, obviamente, encontramos pratos com apresentações fantásticas. Mas o diferencial da culinária vai muito além, e encanta também pelo sabor, que é um resultado da mistura do moderno e da tradição, combinando ingredientes frescos, produzidos no próprio país.
O guia Michelin 2015 reconheceu todo esse potencial da gastronomia dinamarquesa, fazendo com que o país batesse o seu recorde de estrelas na publicação. Até o ano passado, a única cidade incluída no guia era a capital Copenhague. Mas neste ano, com lançamento do Michelin Nordic Cities – que inclui restaurantes da Dinamarca, Noruega e Suécia-, a cidade de Aarhus, segunda maior do país, também conquistou seu lugar.
Copenhague nunca ganhou tantas estrelas, foram 18 no total, divididas entre 15 restaurantes. Com isso, ela aparece mais uma vez como a capital escandinava de mais destaque no guia. Já Aarhus fez a sua estreia com três restaurantes, sendo que cada um deles recebeu uma estrela.
Ganhar tal reconhecimento de uma publicação que é referência no turismo internacional, só confirma o posicionamento da Dinamarca como novo destino gastronômico. Destino este, que ainda esbanja potencial, e vê surgir cada vez mais chefs criativos, talentosos e ambiciosos.
Para saber mais sobre o destino, acesse o site.