O Grupo da América Latina e do Caribe no Brasil realizará diversos eventos culturais e diplomáticos, sob a coordenação pro tempore da Embaixadora Barbadiana Tonika Sealy-Thompson
O GRULAC (Group of Latin America and the Caribbean) deu início oficial à sua agenda para o 2º semestre de 2022. Entre as ações previstas está a realização do Festival de Cinema GRULAC, entre os dias 4 e 14 de agosto, que celebrará os 200 anos da independência do Brasil e a Ibero-América, com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e das Embaixadas da Espanha e de Portugal. A iniciativa será liderada por Barbados – responsável pela coordenação temporária do grupo, representado por sua Embaixadora no Brasil, Tonika Sealy-Thompson –, em conjunto com os representantes de Argentina e Colômbia.
Também estão nos planos do GRULAC realizar reuniões com os demais grupos geopolíticos em Brasília. “É uma honra, e também uma certa ousadia, uma pequena embaixada como a nossa assumir a liderança do GRULAC. Trata-se de uma oportunidade única de destacar o Caribe no grupo, que infelizmente ainda é pouco conhecido”, armou a Embaixadora. Seu objetivo é continuar com o espírito de colaboração local e internacional promovido pelo presidente anterior do grupo, o ex-Embaixador da Argentina Daniel Scioli.
A Embaixadora também pretende tornar mais conhecido seu país, a mais recente república do mundo – até o nal de 2021, a Chefe de Estado dessa pequena ilha situada no mar do Caribe era a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. “Barbados trocou essa reputação de pertencer apenas a uma cultura anglo-saxônica para investir num futuro multicultural, acolhedor e igualitário. Por isso, vou buscar operar com uma orientação educativa com base em nossos eventos”, declarou.
A presidência do GRULAC é exercida temporariamente (pro tempore) por cada país-membro, por ordem alfabética, em um sistema de rotação de 6 meses. Assim, Barbados sucedeu a Argentina, e o próximo país a assumir a liderança do grupo, em janeiro de 2023, será a Bolívia.
O primeiro encontro do GRULAC no 2º semestre de 2022 aconteceu no dia 1º de julho, na Embaixada de Barbados, em Brasília, e reuniu Embaixadores de 16 dos 21 países do grupo que têm representações diplomáticas na capital do Brasil: Bolívia, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai.
Sobre Tonika Sealy-Thompson
Embaixadora de Barbados no Brasil, tem mais de quinze anos de experiência profissional em comércio, exportação e desenvolvimento cultural no Caribe de língua inglesa, francesa e espanhola. Além de ter trabalhado vários anos na vanguarda de novas áreas de desenvolvimento econômico em Barbados e no Caribe, inclusive como líder de equipe na Barbados Coalition of Service Industries, especialista do setor de serviços na Caribbean Export e diretora de exportações de serviços indígenas da Invest Barbados, foi diretora de festivais e coordenadora artística de eventos culturais internacionais em Bruxelas, Cabo Verde e Barbados. Em 2018, recebeu o Prêmio Michael Manseld-Randy Sweringen de Justiça Social e Excelência Artística na Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), onde foi Regent’s Fellow e Fellow do Latinx Policy Research Centre.