É na Noruega que se encontra a maior concentração de fiordes do mundo, fazendo jus ao apelido de país dos fiordes. Mas o que são fiordes, afinal? Esta palavra é responsável por nomear uma das formações naturais mais bonitas do mundo. Os fiordes nascem partir do recuo das geleiras, fazendo com que a água do mar adentre os vales em formato de “U”.
A Corrente do Golfo é a responsável pelo clima ameno e quase sem gelo dos fiordes, concentrando uma diversidade de peixes, focas e golfinhos pelas águas enquanto nos céus, águias e outros tipos de pássaros sobrevoam o país.
Entre eles, o Sognefjord é o mais profundo, alcançando 1.308 metros abaixo do nível do mar, tornando-se propício para que grandes navios naveguem em seu curso. Além disso, é na região do fiorde Sogne que estão cinco das 28 igrejas de madeira intactas que ainda existem na Noruega desde o século XII. A mais antiga delas é a Igreja de Madeira de Urnes, que foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
A flora magestosa que se destaca ao longo da maior parte dos fiordes nasce de um solo fértil, podendo ser uma terra cultivada por milhares de anos, garantindo paisagens espetaculares a quem de aventura pelas belezas naturais norueguesas.
Duas joias que se destacam na lista de patimônios da UNESCO são Nærøyfjord e Geirangerfjord. O primeiro, com montanhas que chegam aos 1.800 metros e o segundo, conhecido pelas suas belas quedas d’água, incluindo a mais famosa delas, a Sete Irmãs. É possível, também, embarcar no cruzeiro Hurtigruten e apreciar as belezas do Geirangerfjord pelas águas.