Em 2016, o Príncipe Albert II de Mônaco criou a Missão de Transição de Energia para promover o uso de energias renováveis e eficiência energética em todos os setores do principado. Quando se trata de opções de energia renovável no país, a energia solar e as bombas de calor serão as principais fontes que apoiarão o plano de ação implementado pelo governo.
Nos últimos dois anos, os painéis fotovoltaicos vêm ocupando os telhados do país e agora estão instalados tanto em residências privadas como em edifícios públicos. O próximo projeto é a instalação de quase 500 m² de painéis no telhado do Corpo de Bombeiros de Fontvieille. Eles produzirão 88.000 KWh anualmente, ajudarão a reduzir as emissões de CO2 em 7,2 toneladas por ano e fornecerão quase 27% da eletricidade usada por todo o quartel de bombeiros e pelas 40 unidades habitacionais do edifício.
Em abril, foram inaugurados 1.000 m2 de painéis fotovoltaicos no telhado do hotel Monte-Carlo Bay. Este gerador de energia solar é financiado, operado e implementado pela SMEG (Companhia Monegasca de Eletricidade e Gás), para garantir a geração de eletricidade fotovoltaica por 15 anos. Em setembro deste ano, 2.425 m2 de painéis fotovoltaicos foram instalados no telhado do Fórum Grimaldi, também pela SMEG.
Para incentivar uma maior utilização de energia solar entre a população, em junho de 2017 o governo publicou um mapa online de recursos solares, que fornece informações a todos os residentes sobre a capacidade de produção de energia solar fotovoltaica de todos os telhados de Mônaco (www.cadastresolaire.mc). Desde 2008, o Estado oferece aos moradores subsídios para a instalação de painéis solares fotovoltaicos e térmicos.
Finalmente, por meio da empresa Monaco Energies Renouvelables, fundada em parceria com a SMEG, o principado comprou oito geradores de energia solar na França, que cobrem 10% do consumo de eletricidade do país.
Para mais informações, acesse en.gouv.mc.