O modelo de negócios que ganha cada vez mais visibilidade busca resolver problemas socioambientais com uma lógica de mercado
Transformar realidades por meio do empreendedorismo com propósito tem sido um dos pilares de atuação do Sebrae e uma tendência cada vez mais presente no mercado. A partir de um novo modelo de negócios, intitulado Negócios de Impacto, a entidade visa fomentar a estruturação e o desenvolvimento de empresas e projetos que visam o lucro e, ao mesmo tempo, tenham como atividade principal resolver problemas socioambientais.
Nesse modelo de negócios, a geração de renda está associada de forma equilibrada às ações e soluções propostas nas áreas sociais e ambientais. “Os Negócios de Impacto são empresas que trazem consigo uma nova mentalidade para uma economia que está mais responsável, mais focada no ser humano e nas suas correlações com o meio ambiente”, explica Philippe Figueiredo, analista da unidade de Inovação do Sebrae.
Os Negócios de Impacto buscam compreender os diferentes contextos socioambientais e partem para a criação de soluções inovativas e sustentáveis para problemas que o empreendedor observa ou vivencia. Figueiredo ressalta que os Negócios de Impacto devem estabelecer indicadores claros de mudanças e um posicionamento de mercado, além de processos para mensurar e compartilhar os impactos gerados pelo negócio.
Uma das temáticas mais importantes dentro de um Negócio de Impacto é a de investimentos. Eles estão estritamente ligados a valorização dos aspectos ambientais (como a empresa lida com os recursos naturais e de energia), sociais (como atua com clientes, fornecedores e comunidade) e de governança (como funcionam os processos internos e de gestão).
“O indicador ESG contribui para direcionar os recursos que serão implantados nas empresas, avaliando a atuação desses negócios de forma holística. Por isso, é importante que um Negócio de Impacto tenha uma cultura de sustentabilidade bem estabelecida”, reforça o analista.
Além de garantir mais vendas e transparência ao negócio, esse caminho possibilita a formação de parcerias e a chegada de novos investimentos. O site do Sebrae disponibiliza cursos e informações essenciais para todos que desejam conhecer e desenvolver Negócios de Impacto.
Prêmio Impactos Positivos 2021
O Prêmio Impactos Positivos 2021, que tem o Sebrae como patrocinador oficial, busca, justamente, disseminar e dar voz para iniciativas que buscam fazer a diferença em suas comunidades e entornos, promovendo impactos de maneira responsável e sustentável. “Nossa estratégia de apoio aos empreendedores é amparada em quatro eixos principais: governança, experiência, sustentabilidade e inovação, aspectos que traduzem os nossos valores”, destaca Ana Clévia Guerreiro, Coordenadora de Projetos do Sebrae.
O Prêmio Impactos Positivos 2021 irá reconhecer os melhores projetos em quatro categorias – Impacto Ambiental, Impacto Cultural, Impacto Econômico e Impacto Social. Foram 137 projetos inscritos e mais de 20.000 votos contabilizados na edição deste ano. Os 12 projetos mais votados (3 em cada categoria) passam agora por um novo processo de votação popular no site https://impactospositivos.com/ e pela avaliação de um júri de especialistas até o dia 20 de novembro. O anúncio e a entrega dos prêmios aos 4 melhores projetos em cada categoria acontece no dia 25 de novembro.
Conheça os 12 finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2021:
Categoria Impacto Ambiental
MHUDEI
Ninho de Pássaros
Pet Amigo
Categoria Impacto Cultural
Coletivo Ponto Cultural
Olhar Solidário: Fotografia e Turismo
Semente Materna Poética
Categoria Impacto Econômico
Acelera Turismo
Agência De Oportunidades
Expansão Social / P.E.I.S.
Categoria Impacto Social
Associação Música Amigos Solidários
Instituto GAS – Grupo de Atitude Social
Refeição de Amor
Todos os projetos podem ser conhecidos no site https://impactospositivos.com/.